Quem somos


HISTÓRIA: Há 28 anos surgiu no coração de uma mulher uma vontade muito especial em relação à educação e capacitação das crianças. Essa mulher, FRANCISCA DAS CHAGAS, mais conhecida como ‘TIA FRANCISCA’, sentiu a necessidade de ajudar as pessoas e fundou a Associação Beneficente ao Menor Carente, que realiza um trabalho muito importante, de educar e capacitar, crianças, adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e, principalmente pra vida.

O projeto começou com quatro crianças, elas eram alfabetizadas na sala da casa onde TIA FRANCISCA morava com sua família. Atualmente a ABEMCE conta, com uma Creche, onde atende crianças entre 2 e 4 anos de idade; uma Escola que conta com a educação infantil; oferece cursos de capacitação para os adolescentes como, informática, música, dança, entre outros; além de encaminhar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz.

A ABEMCE conta em sua sede, com uma bela estrutura, que oferece, salas de música, de dança, de aula, laboratório de informática, refeitório, entre outros, são atendidas mais de 3 mil pessoas.  Contamos com cerca de 44 funcionários, prontos para servir ao próximo. Além da unidade sede, a ABEMCE conta com um anexo, no Distrito de Pratiús, localizado na região da grande Fortaleza, além de dar apoio aos projetos, Viva Esperança e Nova Esperança, localizadas nas cidades de Baturité e Campos Belo respectivamente.


PARCERIAS: 
A Associação Beneficente ao Menor Carente tem parcerias com diversas empresas privadas, onde encaminha jovens ao mercado de trabalho, além dos convênios com, a Fundação Abrinq, a Instituição Norte Americana Compassion e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Juntos trabalhamos para garantir o futuro de muitas crianças, adolescentes e jovens.


MISSÃO: 
A partir de um trabalho voltado ao desenvolvimento social, cultural, esportivo, educacional, profissional e espiritual, proporcionar as nossas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias a oportunidade de se tornarem agentes de transformação da realidade sofrida na qual estão inseridos.


VISÃO:
Respeitar a criança e o adolescente como seres em transformação social, garantindo os seus direitos, deveres e na luta por políticas publicas que beneficie cada vez mais esse publico.


VALORES: 

  • Respeito as Diferenças: Valorizar e respeitar as pessoas dentro da limitação de cada um, no que diz respeito aos aspectos cognitivos, espirituais e emocionais.
  • Liberdade de Pensamento: Respeito ás idéias e opiniões de cada pessoa, dando a oportunidade da troca de experiências.
  • Mordomia e Excelência: Tudo que for realizado seja voltado para o bem estar físico e emocional das crianças, adolescentes e jovens.
  • Parceria com as famílias: Ganhar a confiança dos familiares a partir de um relacionamento saudável e transparente.
  • Colaboradores e Voluntários: Equipe motivada a se desdobrar no dia a dia, nas programações e que vivenciam a realidade através de uma vida coerente e contagiante.